13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DA CONSCIENTIZAÇAO SOBRE OS MALEFICIOS DOS MAUS HABITOS NA INFANCIA NO CONTEXTO UNIVERSITARIO: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

Atualmente, a saúde das crianças tem sido afetada pelas práticas da vida urbana, na qual ocorrem mudanças de comportamento relacionadas à dieta, à atividade física e ao uso de tecnologias. Sabe-se que a prevalência de sobrepeso em infantes aumentou nos últimos anos, fato que está relacionado à má alimentação e ao sedentarismo, o qual associa-se, também, ao uso abusivo de tecnologias. Esse último fenômeno gera repercussões negativas nas maturações cognitiva, afetiva e social da população pediátrica. Portanto, destaca-se o papel do Pediatra, em associação a outros profissionais, para a implementação de intervenções curativas, preventivas e promotoras da saúde, que buscam diminuir os maus hábitos infantis.

Objetivos

Relatar a experiência de alunos da Liga de Pediatria, do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, durante a realização da Mesa Redonda de tema “Maus hábitos na infância: como combatê-los?”.

Relato de Experiência

O evento, realizado no dia 23 de outubro de 2018, contou com a presença de Pediatra, de Nutricionista, de Pedagoga e de Fisioterapeuta, e objetivou informar e promover reflexões sobre os malefícios de maus hábitos, como alimentação excessivamente industrializada, sedentarismo e abuso de tecnologias, no desenvolvimento infantil, reforçando a importância de evitá-los para a população presente.

Reflexão sobre a experiência

Percebeu-se o quão prevalente é a implementação de maus hábitos no dia-a-dia das crianças, tanto pela desinformação de pais e de cuidadores sobre seus malefícios, quanto pelos maus exemplos inerentes aos próprios responsáveis. Pôde-se notar como o debate sobre tal cenário é fundamental para o conhecimento das consequências desse no desenvolvimento infantil.

Conclusões ou recomendações

Acredita-se ser necessário que momentos de discussão sobre os malefícios dos maus hábitos na infância estejam presentes constantemente na Universidade, a fim de capacitar alunos e profissionais para o repasse desses conhecimentos para a população geral, contribuindo, assim, para a promoção da saúde de nossas crianças.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Maus hábitos, infância, malefícios

Área

Ensino na área da Pediatria

Autores

Amanda de Paula Pessôa Paula Botelho, Maria Clara de Souza Vieira, Livia Sousa Schmidt, Guillherme Nobre Cavalcanti Lucas, Maria Lise Lopes Ribeiro de Miranda