13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CAMINHADA EM PROL DO AUTISMO, UM EVENTO DE CONSCIENTIZAÇAO: RELATO DE EXPERIENCIA DE ACADEMICOS DE MEDICINA

Introdução

O autismo é uma síndrome comportamental que cursa com transtorno de desenvolvimento que acomete 1 a 5 crianças a cada 10.000. Essa patologia pode resultar em déficits afetivos e cognitivos o que representam, muitas vezes, um desafio aos familiares em compreender a doença e fazer as adaptações necessárias do dia-a-dia.

Objetivos

Descrever a vivência de acadêmicos de Medicina na 4ª Caminhada em Prol do Autismo na Beira Mar de Fortaleza.

Relato de Experiência

A caminhada foi realizada no dia 07/04/2019, à tarde, e contou com a participação de várias famílias que tinham crianças com autismo, instituições em prol da causa, músicos e animadores. Os alunos participaram questionando os familiares, a respeito da importância daquele evento para eles, como foi o diagnóstico e quais foram as adaptações feitas no dia-a-dia.

Reflexão sobre a experiência

Durante esse momento de conversa foi perceptível o quanto o evento foi significativo para os que estavam presentes, pois representou uma forma de divulgar a doença e suas implicações, a fim de conscientizar àqueles que julgam o comportamento das crianças como “falta de educação”. Foi notório também a dificuldade que algumas mães tiveram em receber o diagnóstico por desconhecerem esse distúrbio, temerem atitudes preconceituosas ou acharem que não iriam conseguir fazer as mudanças cotidianas de forma a atender às necessidades de seus filhos.

Conclusões ou recomendações

Portanto, podemos observar que eventos como esse são de extrema importância para as famílias de crianças com autismo, pois, representa uma forma de esclarecer os que estavam presentes e aqueles que viram a atividade por meio das mídias sociais e televisivas, simbolizando, então, um meio pelo qual pessoas podem ampliar seus conhecimentos e desconstruir preconceitos sobre a doença.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Transtorno Autístico; Desenvolvimento Infantil; Relações Familiares

Área

Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento

Autores

Gessica Kathelen Coelho dos Santos, Maria Beatriz Menescal Pinto Lima, Thaís Girão Lopes, Amanda Gadelha Mont'Alverne, Igor Backsmann Cortez, Ana Amélia Reis Jereissati