13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MODULO DE PEDIATRIA

Introdução

Os modelos de ensino da prática médica que aliam o conhecimento teórico às atividades práticas se têm destacado quanto a eficácia de transmissão e sedimentação do conhecimento. O ensino da pediatria, particularmente, deve promover o desenvolvimento de competências e habilidades para que o profissional compreenda a criança e o adolescente em seus aspectos biológicos, sociais e emocionais.

Objetivos

Relatar a experiência do processo de ensino-aprendizagem de acadêmicos de medicina no módulo de Pediatria.

Relato de Experiência

No módulo de Pediatria do Centro Universitário Christus, houve dois meses de atividades, oferecidas para uma turma de 78 alunos. Na programação, estavam incluídas 24 aulas teóricas, 8 vivências em unidades de saúde, 9 sessões de grupos de tutoria, com metodologia "problem based learning", e 11 aulas práticas de semiologia. As aulas teóricas iniciavam com um caso clínico relacionado ao tema a ser elucidado e finalizavam com pelo menos duas questões de provas de residência médica, para fixação do assunto. As vivências foram capazes de contemplar todos os níveis de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde, incluindo atividades na atenção primária, como consultas de puericultura em unidades básicas de saúde; na atenção secundária, como consultas ambulatoriais na Clínica Escola do Centro Universitário Christus e atendimento no setor de emergência pediátrica do Hospital Distrital Gonzaga Mota do José Walter; bem como na atenção terciária, como visitas aos leitos de enfermaria do Hospital Waldemar de Alcântara e do Hospital Geral de Fortaleza.

Reflexão sobre a experiência

Os alunos finalizaram o módulo com êxito e satisfação, pois o processo de ensino-aprendizagem foi concretizado com organização, disciplina e dedicação por parte dos professores e alunos.

Conclusões ou recomendações

O módulo de Pediatria do Centro Universitário Christus atendeu às expectativas dos alunos em relação aos conhecimentos em Pediatria que o médico em formação deve obter.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

pediatria, ensino, alunos, saúde, ambulatórios

Área

Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento

Autores

Hiorrana Sousa Dias, Gabriel Bezerra Castaldelli, João Pedro Cavalcante Freitas, Érika Suyane Freire, Gabrielle Lima Silva, Ana Amélia Reis Jereissati