13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CAPACITAÇAO DE PROFESSORAS DE EDUCAÇAO INFANTIL EM ESCOLA NO BAIRRO CAÇA E PESCA SOBRE TRANSTORNOS DO COMPORTAMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIENCIA.

Introdução

O desenvolvimento infantil é um processo relacionado à construção de habilidades que garantem a autossuficiência da criança, envolvendo a aprendizagem e o comportamento. Em alguns casos, podem ocorrer transtornos que influenciem negativamente neste processo, gerando problemas ao pleno crescimento psicossocial dos infantis, como: dislexia, Transtorno do Espectro Autista e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Portanto, é essencial que educadores tenham o conhecimento necessário sobre estes distúrbios para que possa ser feito um diagnóstico precoce e o manejo adequado.

Objetivos

Aprimorar o conhecimento dos educadores sobre os Transtornos do Comportamento e do Desenvolvimento Infantil (TCDI), visando melhorar o desempenho educacional e, consequentemente, a qualidade de vida dos estudantes de uma escola comunitária na cidade de Fortaleza -CE.

Relato de Experiência

Foi realizada uma exposição dialogada sobre o tema com a equipe pedagógica da escola por meio de uma apresentação de slides e da explanação das acadêmicas com o apoio de uma terapeuta ocupacional especializada em desenvolvimento e docente pediatra. Foram elaborados e distribuídos folhetos explicativos visando potencializar a capacitação dos educadores e dar orientações em relação ao manejo adequado para melhorar a aprendizagem e as habilidades sociais das crianças com sinais indicativos de TCDI. Durante esse processo, os educadores tiveram a possibilidade de esclarecer dúvidas sobre o tema e compartilhar experiências pedagógicas entre si e com as acadêmicas e docente de Medicina.

Reflexão sobre a experiência

Percebeu-se que mesmo as educadoras da escola já realizando um acompanhamento personalizado com as crianças que apresentam alguma dificuldade de aprendizagem e sociabilidade, a capacitação com casos reais foi extremamente proveitosa, ao possibilitar discussão compartilhada, na qual todos puderam aprimorar seus conhecimentos acerca dos TCDI abordados.

Conclusões ou recomendações

Conclui-se que a experiência permitiu um ganho de conhecimento tanto das educadoras da escola quanto das acadêmicas resultando no aperfeiçoamento de suas competências profissionais.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

desenvolvimento infantil; comportamento infantil; educação infantil

Área

Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento

Autores

Amanda Gomes de Vasconcelos, Ana Adélia Sá Costa, Ana Laryssa Miranda Rios, Victória Sudário Alencar, Anamaria Cavalcante e Silva