13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

VIVENCIA EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIATRICA: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica constitui um ambiente de desafios diários, que proporciona atendimento especializado e adequado para crianças em situação de risco. A complexidade do serviço prestado pela UTI torna o espaço apropriado para a produção do saber, visto que muitos casos exigem condutas especialistas e experientes no que concerne à área.
Ressaltando a importância da prática em ambientes hospitalares na formação médica, foi feita uma visita por acadêmicos de medicina com a intenção de vivenciar a interação multiprofissional e a utilização de meios tecnológicos que despertam o interesse e podem aprimorar o conhecimento propiciados pelo ambiente visitado.

Objetivos

Dessa forma, pretende-se por meio desse trabalho descrever a vivência dos acadêmicos de medicina em uma unidade de terapia intensiva pediátrica.

Relato de Experiência

Visita realizada pelas estudantes da Universidade de Fortaleza, dia 21 de abril de 2019, em um hospital terciário de grande porte especializado em trauma, durante o plantão noturno da UTI pediátrica sob orientação da médica pediatra do serviço. Durante o plantão, acompanhamos os pacientes internados, coletando informações sobre a causa de suas internações e acompanhando a evolução nesse período.

Reflexão sobre a experiência

Apesar de já termos visto o conteúdo de pediatria na universidade, não havíamos tido uma vivência realista da prática. Por isso, havia grande expectativa , em experienciar aquele momento fora da universidade, em um ambiente hospitalar, com o intuito de enriquecer nosso conhecimento acerca da medicina intensiva pediátrica. Como ponto positivo dessa visita podemos ressaltar o despertar de um maior interesse pela graduação por consequência de um contato com a rotina do hospital, pacientes e casos clínicos.

Conclusões ou recomendações

Conclui-se que essa visita prática proporcionou um aprendizado significativo na participação acadêmica dos alunos, propiciando o conhecimento de como funciona a rotina hospitalar em determinado contexto. Além de estimular ainda mais o fomento à pesquisa e o incentivo profissional.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

terapia intensiva, pediatria

Área

Terapia Intensiva

Autores

Jordana Barreto Alves Melo, Mariana Albuquerque Montenegro, Mariana Gleuma Feitosa do Carmo, Ana Catherine Sampaio Braga, Amanda Carvalho Guilherme, Maria Goretti Policarpo Barreto