13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PEDIATRIA VS IMUNIZAÇAO

Introdução

Vacinas são preparações biológicas que fornecem imunidade ativa contra uma série de moléstias, sendo, historicamente, um meio seguro e efetivo para combater e erradicar doenças infecciosas. Em Saúde Pública, considerando custo-benefício, vacinas são excelente investimento. No Brasil, o calendário básico infantil é estabelecido pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, com respaldo técnico numa equipe especializada, e disponibiliza, no âmbito do Sistema Único de Saúde, uma boa variedade de vacinas. Essa proteção, iniciada nos primórdios da vida, pode se estender por anos.

Objetivos

Analisar o conhecimento de mães sobre vacinação e sua interferência na saúde dos filhos, conscientizando-as da importância em manter o calendário vacinal atualizado.

Relato de Experiência

Encontro, realizado em Maio/2019, por meio de diálogo em roda de conversa com 30 mães atendidas em serviço ambulatorial de Pediatria Geral em Barbalha/CE. As participantes eram da faixa da idade entre 14-38 anos e mais da metade tinham de ensino médio e algumas ensino superior. Na conversa as mães demonstravam saber que deviam vacinar seus filhos, porém cerca de metade delas não entendiam “por que” precisavam vacina-las. Os organizadores do encontro, trouxeram –lhes esclarecimento sobre a ação das vacinas na proteção contra inúmeras doenças.

Reflexão sobre a experiência

Embora as mães soubessem da necessidade em vacinar suas crianças, poucas entendiam o porquê da importância do seu uso na prevenção primária. Metade das mães conheciam alguma vacina como a H1N1, sarampo, e poliomielite, talvez pelo momento de propaganda sobre elas. Impressionante que apenas uma mãe mostrou atraso vacinal, que se deu por doença concomitante na criança.

Conclusões ou recomendações

Essa experiência pode evidenciar o significado da realização de campanhas educativas sobre vacinas. As mães precisam ser informadas sobre benefícios da imunização, superiores às eventuais reações adversas. Imunizar é realmente necessário? Sim. Vacinas salvam muitas vidas!

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Imunização, Vacina, Calendário Vacinal

Área

Imunizações

Autores

Izadora de Sousa Pereira, Jocileide Sales Campos, Ivna Celli Assunção de Sá, Cicero Cruz Macêdo, Larissa Melo Moreira, Pricylla Quesado de Castro