13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AMAMENTAR E DOAR: AMOR QUE NAO SE MEDE – SALA DE APOIO A MULHER QUE AMAMENTA E POSTO DE COLETA DE LEITE HUMANO EM UMA UNIDADE DE ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE DE FORTALEZA

Introdução

O aleitamento materno é uma sábia estratégia de vínculo, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil. A atenção primária vem incentivando a amamentação através de ações de promoção, proteção e educação em saúde, expandido sua importância a toda família, comunidade e sociedade (BRASIL, 2013).

Objetivos

Descrever as principais atividades do Posto de coleta de leite humano (PCLH) e a Sala de Apoio à Mulher que Amamenta em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) em parceria com um Banco de Leite Humano (BLH).

Relato de Experiência

A implantação da Sala de Apoio à Mulher que Amamenta e PCLH na UAPS Ronaldo de Albuquerque Ribeiro por meio da parceria com um BLH vinculado à maternidade escola, no período de novembro de 2018 a abril de 2019 vem possibilitando inúmeros benefícios a puérpera, recém-nascido e comunidade. Entre as principais atividades desde a implantação do serviço, pode-se destacar o acolhimento as lactantes com perfil de doadoras de leite materno e as com dificuldades no processo de amamentação, o qual vem sendo realizado por enfermeiras e técnicas de enfermagem capacitadas em aleitamento materno.

Reflexão sobre a experiência

Após cinco meses de implantação, o PCLH coletou 7070 ml de leite materno, realizou 27 atendimentos individuais, 07 atendimentos em grupo, 37 visitas domiciliares e possui 15 doadoras ativas.

Conclusões ou recomendações

Assim, a implantação desse serviço em UAPS demonstrou ser uma relevante estratégia de promoção, proteção e apoio do aleitamento materno, além de contribuir para o fortalecimento da importância da doação de leite humano.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

aleitamento materno, atenção primária

Área

Aleitamento Materno

Autores

Nádia Maria de Luna Silva, Ana Celina Nojoza, Maria Vanderly Bezerra Martins, Mocilene Rabelo Farias, Luciana Maria Nascimento Nogueira, Marielle Ribeiro Feitosa