13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

TINEA CAPITIS INFLAMATORIA COM ALOPECIA: UM RELATO DE CASO

Introdução

Tinea capitis é uma dermatofitose comum que acomete o couro cabeludo em crianças. É transmitida através do contato com animais infetados, solo, de pessoa para pessoa ou através de objetos contaminados. A apresentação clínica varia desde uma dermatose descamativa não inflamatória até uma doença inflamatória com lesões eritematosas e descamativas com alopecia. O tratamento requer agentes antifúngicos orais, como itraconazol, fluconazol e griseofulvina.

Objetivos

Relatar um caso de uma paciente acometida por tinea capitis inflamatória.

Relato do caso

Criança, 4 anos, sexo feminino, da entrada no ambulatório de saúde da família com queixa de ´´queda de cabelo´´, paciente vem acompanhada da avó que relata que o quadro se iniciou há dois meses e vem se agravando nas últimas 3 semanas, ao exame paciente apresentava alopecia em mais de 30% do couro cabeludo juntamente com uma placa purulenta, devido a paciente morar em zona rural em cidade de interior, apresenta dificuldade de encaminhamento para especialista e exames mais específicos. Foi realizado diagnóstico presuntivo de Tinea Capitis. Foi iniciado o tratamento empírico com griseofulvina, 250mg/dia, por 8 semanas, paciente retorna ao fim do tratamento com área de alopecia menor que 10% em couro cabeludo e sem qualquer outro tipo de lesão.

Discussão

A partir do caso relatado é possível ressaltar a importância do diagnóstico prévio dessa patologia para prevenir lesões permanentes. Outrossim, é necessário o conhecimento dos aspectos clínicos da doença para que seja possível identificá-la sem a necessidade de exames específicos.

Conclusões

Destarte, é pertinente ressaltar a importância do diagnóstico clínico para prevenir danos permanentes, principalmente em locais onde há carência de exames complementares mais específicos e são usuários da atenção primária de saúde.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Alopecia; Tinea Capitis; Atenção Básica.

Área

Dermatologia

Autores

João Lucas Araújo Morais, Francisco Willame Morais Neto, Ivna Maria de Oliveira Morais, Ilzane Maria de Oliveira Morais, Pedro Erbet Belém Morais Filho, Sócrates Belém Gomes