13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTANCIA DO CUIDADO DA CRIANÇA NA ATENÇAO PRIMARIA A SAUDE: UM RELATO DE EXPERIENCIA NA ZONA RURAL DE MULUNGU, CEARA.

Introdução

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante aos brasileiros, desde a Constituição Federal de 1988, o direito universal à saúde. Em 2015, foi instituído a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (Pnaisc), publicada na Portaria n.º 1.130, com o interesse de promover a saúde das crianças seguindo os princípios, diretrizes e estratégias que caracterizam o Sistema Único de Saúde

Objetivos

Relatar a experiência dos autores durante o auxílio prestado em atendimentos de crianças de Mulungu em uma Unidade Básica de Saúde.

Relato de Experiência

A atividade foi organizada pela Liga de Saúde da Família e contou com a participação de quatro ligantes, acadêmicos de medicina, e do orientador, médico da atenção básica. Os estudantes dividiram-se em duplas nos consultórios da Unidade Básica de Saúde para colher a história clínica dos pacientes pediátricos que participaram do mutirão de atendimentos ambulatoriais do Dia D de vacinação. Todos os pacientes estavam acompanhados pelos seus responsáveis. Diferentes queixas clínicas motivaram a procura pelo atendimento médico, como três casos de crescimento precoce do broto mamário e um caso de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

Reflexão sobre a experiência

Durante a graduação, experiências como essa são importantes para a formação médica, pois o contato, desde cedo, com a realidade das Unidades Básicas de Saúde nos permite compreender na prática o funcionamento do Sistema Único de Saúde. Ademais, a infância é um período importante do desenvolvimento humano, com diferentes marcos do crescimento, como a aquisição da posição bípede, a marcha, importantes alterações fisiológicas e comportamentais. Assim, é sempre importante a atenção às mudanças anormais que podem ocorrer decorrentes de diversas patologias.

Conclusões ou recomendações

Por isso, o diagnóstico precoce pode ser fundamental para determinar um bom prognóstico da doença e a Atenção Primária da Saúde tem papel fundamental por ser porta de entrada aos serviços especializados do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Atenção Primária à Saúde, Infância, Saúde da Família, Pediatria Ambulatorial.

Área

Pediatria Ambulatorial

Autores

Samantha Sousa Silva, José Armando Pessoa Neto, José Alberto Nascimento Viana, Isabelle Neves Lôbo, Sócrates Belém Gomes