13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

SINDROME DA BANDA AMNIOTICA: RELATO DE CASO

Introdução

A síndrome das bandas amnióticas é uma anomalia rara, congênita, com várias manifestações desfigurantes e incapacitantes podendo levar até ao aborto espontâneo. Há consenso em afirmar que trata-se de uma patologia de origem não genética, de ocorrência ocasional na natureza, na qual o acometimento assimétrico de membros é regra, não havendo, portanto, lesões iguais em indivíduos diferentes, sequer lesão simétrica em um mesmo indivíduo. Nos membros superiores, as regiões distais são mais afetadas, principalmente os dedos centrais (II, III e IV). Nos membros inferiores, o hálux e o segundo artelho são os mais afetados.

Objetivos

Relatar o caso de recém nascido com síndrome de banda amniótica diagnosticada ao nascimento.

Relato do caso

RN de L.F.F, nascido dia 08/04/2019, por parto cesariano devido pré-eclâmpsia, com idade gestacional de 28 semanas e 2 dias. APGAR: 5/7, peso: 1360 gramas. Ao exame físico, regular estado geral, ausculta cardíaca e pulmonar fisiológicas, abdômen semigloboso e flácido, extremidades bem perfundidas; deformidades em alguns quirodáctilos bilateralmente, além de presença de banda de constrição em membro inferior direito com má formação em pé e membro ipsilateral com pé torto congênito. Diagnosticando-se, portanto, síndrome da banda amniótica. Foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva devido repercussões da prematuridade e evoluiu com óbito após cinco dias.

Discussão

O diagnóstico de síndrome de banda amniótica é difícil, com a maioria dos casos não sendo detectadas até o nascimento, mas pode ser feito na gestação pela ultrassonografia, melhor avaliada com o estudo tridimensional, sendo identificada a displasia como uma linha muito fina que atravessa a cavidade amniótica ou que se une ao feto.

Conclusões

A maioria das complicações das bandas amnióticas é tratada após o nascimento. Para casos mais graves, uma avaliação detalhada da situação é necessária antes que a cirurgia fetal possa ser considerada como uma opção.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Síndrome de Bandas Amnióticas, Gravidez, Parto Prematuro, Maternidade, Morte Perinatal

Área

Neonatologia

Autores

Isabelle de Sousa Fonteles, Alissa Albuquerque Luna, Idália Pimenta Felicio Saldanha, Maria Luiza Oliveira Cordeiro, Vitória Souto Galvão de França, Melissa Magalhães Rodrigues Chaves