13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

IMPACTO DA VACINAÇAO CONTRA INFLUENZA NA REDUÇAO DE CASOS DA DOENÇA, CEARA, 2018

Introdução

A influenza é uma infecção respiratória infecciosa, causada por vírus, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da doença. Desta maneira, o Ministério da Saúde, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo, incorporou a estratégia de vacinação, visto que a vacina mostra-se como uma das medidas mais efetivas na prevenção da doença.

Objetivos

Descrever o impacto da vacinação na redução de casos de influenza no Estado do Ceará durante o ano de 2018.

Métodos

Estudo retrospectivo, descritivo, com dados colhidos no boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde do Ceará no dia 03 de agosto de 2018 e informações da Campanha de Vacinação através do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações – SIPNI.

Resultados

No Ceará, foram notificados 1.488 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) até 30 de julho de 2018. Dentre estes, 29,9% (445/1488) foram causados pelo vírus influenza, 62,1% (923/1488) SRAG não especificada, 1,0% (14/1488) por outros vírus/agentes etiológicos e 6,9% (103/1488) dos casos de SRAG estão em investigação. Em 2018, até a semana epidemiológica em que a campanha de vacinação deu início, foram confirmados 253 casos de influenza. A campanha aconteceu de 20 de abril a 22 de junho de 2018 e durante este período, as metas de vacinação foram alcançadas no Estado do Ceará, com impacto positivo nos grupos de maior risco para a doença, sendo observado um decréscimo no número de notificações e de casos confirmados por influenza (117 casos).

Conclusões

A vacinação contra influenza, que acontece no período de maior sazonalidade da doença, impacta positivamente na proteção da população.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeCS)

Influenza; Imunização; Vigilância epidemiológica

Área

Imunizações

Autores

SURAMA VALENA ELARRAT CANTO, ANA KARINE BORGES CARNEIRO, ANA RITA PAULO CARDOSO, ELAINE CRISTINA DA SILVA ALVES BASTOS, TEREZA WILMA SILVA FIGUEIREDO