13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

SIMULAÇAO DE ASSISTENCIA AO RECEM-NASCIDO NA SALA DE PARTO: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

O período neonatal é um momento de grande vulnerabilidade na vida, concentrando-se riscos biológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais, com maior necessidade de atenção e cuidados especiais.

Objetivos

Relatar a experiência em simulação realística da disciplina Comunicação, Habilidades e Atitudes na temática sobre assistência ao recém-nascido (RN) em sala de parto, enaltecendo a importância de tal prática para formação acadêmica.

Relato de Experiência

A atividade foi realizada no Laboratório de Habilidades da Unichristus, por alunos do quinto semestre do Curso de Medicina, e consistiu em uma simulação composta por dois alunos, uma atriz e um professor que orientava a cena, observada por cerca de dez alunos em modalidade de role-play. Os discentes realizaram anamnese com gestante em trabalho de parto ativo, avaliaram a caderneta da gestante e questionaram sobre os principais fatores de risco para avaliação da necessidade de reanimação cardiopulmonar ao nascer. Posteriormente, foi realizada uma etapa, reproduzindo sala de parto, em que os acadêmicos se paramentaram e prepararam o local para receber o RN. Após o nascimento, colocaram-no em contato pele a pele com a mãe, mensuraram o APGAR e os quatro aspectos necessários para manejo do clampeamento do cordão umbilical. Em seguida, quando o RN já estava aquecido, foi avaliada sua frequência cardíaca e, como apresentava todos os parâmetros adequados, permaneceu com a mãe até a liberação dela para o alojamento conjunto.

Reflexão sobre a experiência

Essa atividade foi imprescindível para nos conscientizar sobre a importância da avaliação de diversos fatores para guiar as nossas após o parto.

Conclusões ou recomendações

Devido à alta mortalidade neonatal precoce associada à asfixia perinatal, a simulação das medidas para reduzir tais problemas e amparar melhor mãe e RN em sala de parto é essencial à formação do médico generalista.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Parto; Recém-nascido; Assistência perinatal; Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento

Área

Ensino na área da Pediatria

Autores

Camila Ximenes Pinto, Maria Améllya Nunes Diniz, Carlos Nobre Rabelo Júnior, Anne Carolinne Bezerra Pedigão