13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

A conscientização do aleitamento materno na puericultura.

Introdução

O aleitamento materno constitui a nutrição essencial para o bebê recomendado pelo ministério da saúde de forma exclusiva até os 6 meses de idade. Assim, urge a necessidade de uma maior conscientização da população sobre os benefícios do aleitamento.

Objetivos

Entender a influência do aleitamento materno no desenvolvimento da criança.

Relato de Experiência

estudantes de medicina do 3º semestre foram divididos em grupos de cinco alunos para acompanhar as consultas de puericultura numa unidade básica de saúde (UBS) em 2018. Assim, observou-se a relevância de um atendimento multidisciplinar, com a parceria de outras áreas de saúde, como enfermagem, odontologia e nutrição ao promover maior divulgação de informação as mães sobre o aleitamento materno, salientando a importância para o desenvolvimento psicomotor da criança. Nas consultas os alunos tiveram a oportunidade de experimentar junto aos profissionais a realização das medidas antropométricas nas crianças e no preenchimento da caderneta da saúde da criança, disponibilizada na UBS e, assim como orientar as mães os benefícios e dúvidas sobre o aleitamento materno.

Reflexão sobre a experiência

foi uma oportunidade que possibilitou o engrandecimento na formação médica, com maior contato com as mães e seus filhos e vivências que só existiram devido a prática. Ademais, o vínculo criado entre o profissional da saúde e o paciente é de suma importância, pois o período de puericultura é um dos momentos únicos na vida das mães e os estudantes proporcionam um papel como distribuidores de informações.

Conclusões ou recomendações

Com isso, percebe-se que é necessário a execução de uma proposta de valorização na Atenção Básica, em prol da continuidade do aleitamento materno na puericultura, em benefício do bebê e da mulher. Também, a efetividade dessa ação depende e requer que profissionais da saúde estejam empenhados e tenham o conhecimento necessário para a exposição de informações para as mães.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Aleitamento, Cuidado da criança, Atenção Básica.

Área

Aleitamento Materno

Autores

Lara Goiana Albuquerque, Célia Máximo Loiola, Rejane Dantas de Sousa Aguiar, Gabriella Felix Messias da Silva , Ana Emília Souza de Holanda Vieira, Kilma Wanderley Lopes Gomes