13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CONVERSA SOBRE VACINAS EM SALA DE ESPERA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Introdução

A sala de espera é importante ferramenta na educação em saúde. Proporciona espaço para reflexões, discussões e vínculo entre profissionais e pacientes. Assim, assuntos relevantes devem ser discutidos, e, no contexto pediátrico, a vacinação é tema relevante, visto tratar-se de estratégia efetiva da atenção primária, salvando inúmeras vidas. Modificações e melhoramentos ocorreram desde a criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), na década de 1970.

Objetivos

Relatar experiência de acadêmicos de medicina em conversa sobre imunizações, com usuários, em sala de espera, na Unidade Básica de Saúde Benedito Artur de Carvalho.

Relato de Experiência

Após leitura de material científico, foi criado, pelos acadêmicos e revisados pela professora orientadora, um panfleto, com impressão de 50 exemplares pela faculdade. Os panfletos foram produzidos com linguagem de compreensão fácil, e apresentavam as vacinas usadas na infância. Inicialmente, os acadêmicos se apresentaram, perguntaram se gostariam de conversar sobre vacinas. A animação dos presentes incentivou os acadêmicos a distribuírem os panfletos, começando uma conversação simples com mães e crianças, incentivando troca de experiências e resgatando conhecimentos prévios dos indivíduos presentes. Os participantes demonstraram bastante interesse e consciência acerca do tema. Dúvidas surgidas sobre o papel das vacinas foram esclarecidas pelos acadêmicos.

Reflexão sobre a experiência

Muitas pessoas possuem conhecimento considerável sobre imunização infantil, refletindo resultado positivo das práticas sobre promoção da saúde e prevenção de doenças na infância. Encontros sobre educação em saúde promovem melhoria de conhecimento e atitudes favoráveis à saúde.

Conclusões ou recomendações

Educação em saúde em sala de espera é bastante importante no âmbito pediátrico, possibilitando troca de experiências e criação de vínculos, reforço da importância da prevenção de doenças, garantindo uma infância mais saudável e consolidando o valor dessa ação, também entre os acadêmicos.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Sala de Espera, Imunizações, Educação em saúde

Área

Imunizações

Autores

IVIGNA AGUIAR NOBRE DE OLIVEIRA, IVAN LUCAS ROCHA LIBERATO, JOCILEIDE SALES CAMPOS