13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

VIVENCIA DE ACADEMICOS NA SALA DE IMUNIZAÇAO: UM RELATO DE EXPERIENCIA

Introdução

Vivências práticas em setores variados da atenção primária são de suma importância para a formação acadêmica do estudante de medicina. Nesse sentido, a sala de vacinação, área presente nas unidades básicas de saúde, torna-se um importante instrumento de aprendizagem teórica e prática, visto ser um reflexo da prevenção e do cuidado à muitas doenças, incluindo as da infância, como Poliomielite, Sarampo e Rubéola, por exemplo.

Objetivos

Relatar a vivência na sala de imunizações da Unidade Básica de Saúde Benedito Artur de Carvalho (BAC), em Fortaleza/CE, pontuando os aspectos mais relevantes.

Relato de Experiência

Foram acompanhados, durante o turno da manhã, os atendimentos na sala de imunização da Unidade Básica de Saúde Benedito Artur de Carvalho. A enfermeira responsável explicou aos acadêmicos a maneira certa de realizar a aplicação das vacinas, como a geladeira de armazenamento funciona, a época correta de aplicar cada vacina e a relevância do cartão de vacinação. Foi possível observar a abordagem às crianças, na qual a profissional reforçava a importância de manter o cartão de vacinação em dia e deixava claro à mãe ou ao responsável qual patologia aquela vacina estava prevenindo, sempre incentivando o retorno para aplicação das vacinas seguintes.

Reflexão sobre a experiência

O aprendizado sobre o funcionamento da sala de vacinação foi muito importante para a formação acadêmica dos participantes, pois a partir desse espaço inúmeras doenças são erradicadas, aumentando a expectativa de vida da população, garantindo, inclusive, uma infância mais saudável às crianças, deixando-as livres de doenças completamente preveníveis.

Conclusões ou recomendações

Levando em consideração o fato de as vacinas serem uma ferramenta simples e eficaz para garantir a promoção da saúde, o ato de vacinar deve ser cada vez mais valorizado, principalmente em relação ao respeito do cartão de vacinação, para a garantia de qualidade de vida às crianças.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo como DeSC)

Vacinação, Pediatria, Atenção primária

Área

Imunizações

Autores

IVIGNA AGUIAR NOBRE DE OLIVEIRA, IANA SIMAS MACEDO, IVAN LUCAS ROCHA LIBERATO, JOÃO EMANUEL FARIAS SIQUEIRA, JENIELSON DE SOUSA SANTOS BRITO, JOCILEIDE SALES CAMPOS