13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

O IMPACTO DA FRAGILIDADE DAS INSTITUIÇOES DE SAUDE NO DESENVOLVIMENTO DO ALEITAMENTO MATERNO.

Introdução

O aleitamento materno é a principal fonte de alimentação para o lactente e é de extrema importância para o vínculo mãe e filho. Tendo isso em vista, é fundamental o acolhimento integral de puérperas e grávidas nas instituições de saúde.

Objetivos

Relatar o caso de uma puérpera que não recebeu informações corretas em relação ao aleitamento materno nas unidades de saúde que procurou e desenvolveu um caso de mastite com formação de abscesso e introdução precoce de fórmula infantil ao recém-nascido.

Relato do caso

L.A.N,24 anos, procurou atendimento em uma UBS de Fortaleza,20 dias após o parto, relatando dor no seio direito ao amamentar, necessitando introduzir fórmula infantil ao filho. Foi orientado o uso de inibidor de prolactina. Após 15 dias, procurou uma UPA da região referindo piora da dor e febre. Foi prescrito uso de amoxicilina com clavulanato, sem melhora. Buscou atendimento em um hospital de referência para mulheres, onde foi informada pela assistente social que, sem justificar o motivo, teve assistência negada. Procurou outro hospital no qual foi acolhida e internada para investigação, sendo diagnosticada com mastite e abscesso no seio. Foi realizada drenagem e prescrito cefalexina e ibuprofeno. Paciente evoluiu bem e voltou a amamentar.

Discussão

O relato chama atenção a falta de acolhimento nas instituições de saúde de Fortaleza, não sendo posto em prática a diretriz de integralidade do SUS. A paciente evoluiu com uma complicação de mastite, necessitando introduzir precocemente fórmula infantil ao recém-nascido, privando-o dos nutrientes do leite materno.

Conclusões

O caso relatado mostra a importância do acolhimento de puérperas ou grávidas e a divulgação de informações sobre o aleitamento materno, a fim de auxiliar mulheres que necessitam de apoio e ajuda nesta fase tão importante do desenvolvimento do bebê e da relação mãe e filho.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeSC)

Aleitamento materno, Saúde pública e mastite

Área

Aleitamento Materno

Autores

Júlia Da Silva Paz, Tereza Velma Nogueira Barbosa