13º Congresso Cearense de Pediatria

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

PANORAMA DO SARAMPO EM PUERIS: ESTUDO EPIDEMIOLOGICO NOS ULTIMOS 10 ANOS

Introdução

O Sarampo é uma doença viral, grave e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida por meio da vacinação. Entretanto, apresenta elevada morbidade e mortalidade, principalmente na parcela da população mais jovem que possivelmente não obteve o acesso a prevenção.

Objetivos

Descrever e reunir dados acerca do sarampo em pueris nos últimos 10 anos

Métodos

Estudo epidemiológico, descritivo e retrospectivo, com coleta de dados obtidos Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), durante o período de janeiro de 2009 a janeiro de 2019, utilizando as variáveis faixa etária de 0-9 anos, região, óbitos, internações, sexo e taxa de mortalidade.

Resultados

Segundo dados do DATASUS, entre os períodos de janeiro de 2009 - janeiro de 2019, houve um total de 1.005 Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) no Brasil, entre crianças de 0 anos até 9 anos completos. As autorizações foram mais prevalentes entre a idade de Menores de 1 ano (448), principalmente na região Norte (590). E teve menor prevalência entre a idade de 5 a 9 anos (147), na região Centro-Oeste (16). Sendo as autorizações tidas com maior frequência pelo sexo Masculino (524). Em relação aos óbitos, eles foram maiores entre a idade Menores de 1 ano, no mesmo período, com um total de 4 óbitos, sendo maiores, no entanto, nas regiões Norte e Nordeste (2) e menores nas regiões Centro-Oeste e Sudeste (0). A taxa de mortalidade entre menores de 1 ano foi de 0,89, a entre 1 a 4 anos foi de 0,24 e entre 5 a 9 anos foi de 0. Ademais, as taxas de mortalidade foram mais expressivas na região Nordeste, com respectivas taxas de mortalidade, 0,78 e menor nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, com os números de 0. A taxa de mortalidade é predominante no sexo Feminino (0,62).

Conclusões

A região Norte foi a mais região mais acometida pela doença.

Palavras-chave (máximo 5, de acordo com o DeCS)

Sarampo

Área

Infectologia

Autores

Fernando Parahyba Diogo de Siqueira, John Kennedy Torres De Alencar, Igor Quezado Araújo de Andrade, Leonardo Barros Bastos, Luiz Valério Costa Vasconcelos, Márcia Gomes Marinheiro Coelho